terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O uso do Internetês!



Falando sobre o internetês é importantíssimo de ser trabalhado hoje em dia, já que é a linguagem mais utilizada pela grande maioria dos usuários da internet.

Porém, é mal vista na maioria das vezes pelos docentes, que muitas vezes os excluem, mas a linguagem ou forma de tecla também não pode ser ignorada, pois possui normas e códigos específicos baseados na norma culta através do som.

Pois não é uma linguagem criada pelos internautas, eles só modificaram a estrutura, inovando o diálogo on-line fazendo com que as comunicações pela internet sejam rápidas e populares.

O problema do internetês é quando ele impera sobre a norma culta, muitas crianças e jovens que passam horas e horas no computador só se limitam a teclar e se prendem no mundo internético, mas, aí é onde mora o problema, pois os responsáveis não fazem um monitoramento ou tenham um diálogo aberto com os mesmo e junto com os professores devem oferecer aos jovens as diversas possibilidades de leitura e conscientização sobre os riscos que eles corem a ficarem preso a esse mundo, para que esse amplie seus horizontes e compreenda que a linguagem da internet é para a internet e que a norma culta é para ser usada na escola, sem desconsiderar nenhuma delas.

  • Internetês - é um neologismo (de: Internet + sufixo ês) que designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo cinco letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres e desrespeito às normas gramaticais.
Para Silvia Marconato, o internetês é uma "forma de expressão grafolingüística [que] explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação - e de forma dinâmica." e aponta que estudiosos vêem aspectos positivos na simplificação do idioma nesta nova escrita.
Estudiosos, como Eduardo Martins, vêem com reservas o uso dessa linguagem, observando que o "aprendizado da escrita depende da memória visual: muita gente escreve uma palavra quando quer lembrar sua grafia. Se bombardeados por diferentes grafias, muitos jovens ainda em formação tenderão à dúvida".
A pesquisadora Josiani Neves relata o internetes é uma adequação lingüística. O internetês exige rapidez no diálogo, com o objetivo de ganhar tempo sem perder as informações, mesmo que isso represente algum tipo de infração das normas gramaticais, no que concerne à produção escrita trata-se de uma modalidade de língua que dispensa formalidades. A norma padrão não admite desvios gramaticais em nenhuma hipótese. A especialista relata ainda que o usuário deve entender que, para cada situação, haverá uma exigência e que ao escrever um texto em que se deve usar a língua-padrão, mesmo que ocorra algum equívoco, devem-se executar as atividades de formulação, e faz-se extremamente necessário um maior cuidado com o texto
  • História
Usado inicialmente apenas para IRC (Internet Relay Chat), que é um protocolo de comunicação muito utilizado na Internet. Ele é usado basicamente como bate-papo e troca de ficheiros, permitindo a conversa em grupo ou privada.bhgth
  • Emoções

As emoções humanas são em sua maioria expressas pelos chamados emoticons.[2]
Estes símbolos escritos também são chamados smileys (em inglês, significando, literalmente, sorrisos), sendo substituídos por pequenos desenhos. são muito usados em bate-papo
Nos emoticons, os olhos são representados pelos sinais :, ;, =, 8 ou ainda x ou X. A boca pode ter os seguintes símbolos a representá-la: (, ), *, /, \, T e D. As risadas são feitas escrevendo-se Rs, Kkk, Ahaha ,Ehehe ou apertando certas letras em uma ordem aleatória. As letras mais comuns são A, E, U, H e S, mas isso varia muito de pessoa para pessoa.

                  
  • Exemplos de expressões

Dentro das abreviações usadas, tem-se a supressão de letras, uso da fonética ou a utilização de línguas estrangeiras (geralmente o inglês), como em:

   

Palavra na norma culta
Abreviação em internetês
Notas
Não
ñ, n, naum
Fonética, abreviações.
Sim
s, y
Fonética, abreviações; do inglês Yes
Por quê
pq
Abreviação;Fonética.
De
d
Abreviação
Também
tb, tmbm, tbm
Abreviação
Se Faz Favor
sff
Abreviação
Beleza
blz
Abreviação
Aqui
aki
Fonética
Acho
axo
Fonética
Qualquer
qlqr, qq, qquer
Abreviação
Mais
+
Utilização de símbolo
Hoje
hj, og
Abreviação;Fonética
Não é, né
neh,neah
Fonética
Quando
Qndo, qdo
Abreviação
Novidade
9dade, nvd
Utilização de símbolo, abreviação
Verdade
vdd
Abreviação
Você
vc
Utilização de símbolo, abreviação
Vocês
v6, vcs, 6
Utilização de símbolo, abreviação
Oi tudo bem?
8do bm
Utilização de símbolo, abreviação
Comigo
cmg
Abreviação
Tudo bem
td bm
Abreviação
Por favor
pf; pls; plis; plz
Abreviação; do inglês please
Teclar
tc
Abreviação. É utilizado como sinônimo de conversar.
Firmeza
fms,fmz
Abreviação.
Valeu
vlw
Abreviação.
Demais
d+
Utilização de símbolo.
Até Mais
t+,té +
Utilização de símbolo.
É
eh
Abreviação.
Ah tá
ata
Abreviação.
Tchau
xau
Fonética.
Cabeça
kbça
Fonética.
Riso
rs
Abreviação.
Adiciona
add
Do inglês "Add".
Aceita
acc
Abreviação.
Beijo
bj, bjo
Abreviação.
Beijos
bjs, bjos
Abreviação

Links Relacionados:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário